eSocial – Nova central telefônica para ajudar empregadores

O eSocial disponibiliza mais um canal de comunicação com empregadores e também os domésticos. Além do atendimento via e-mail, agora com a Central de Atendimento 0800 730 0888 que atende chamadas vindas de telefone fixo e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O número é destinado exclusivamente ao atendimento de questões técnicas do sistema, não esclarecendo dúvidas sobre aplicação ou interpretação de lei, por exemplo.

QUESTÕES TÉCNICAS 

A central esclarecerá dúvidas operacionais, relacionadas ao envio, consulta e edição de eventos transmitidos para o eSocial, além da utilização dos módulos Web do eSocial (Web Empresas, MEI e Web Doméstico).

DÚVIDAS DE DIREITO MATERIAL 

Para as dúvidas de direito material, tal qual em questão legislativa, o empregador deve procurar atendimento diretamente nos órgãos integrantes do eSocial. As empresas podem acionar a própria consultoria de contadores e advogados.

FALE COM O PORTAL eSOCIAL

Além da central telefônica, os empregadores poderão enviar suas dúvidas na área do Fale Conosco do Portal e as respostas chegarão no e-mail informado no formulário.

No caso das empresas que utilizam o ambiente de testes (produção restrita), as questões podem ser encaminhadas pelo formulário próprio. Pois, essas perguntas não serão respondidas individualmente e poderão compor a área de Perguntas Frequentes, visível a todos os usuários.

SOBRE O SISTEMA

O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passam a comunicar ao Governo do Brasil, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do eSocial

Compartilhe este post nas redes sociais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *