Quais os objetivos do eSocial?

O projeto do eSocial tem 3 objetivos principais.

  1. Para o empregador é simplificar os processos:
    Inicialmente a adequação das empresas será complicada, pois muitas empresas precisarão melhorar seus processos, realizar alterações na organização, entre outras adequações.
    Outra informação importante é que após a implantação do eSocial, algumas obrigações acessórias não serão mais enviadas individualmente (GFIP, RAIS, CAGED, DIRF, MANAD), pois todas as informações já estarão sendo enviadas pelo projeto eSocial.
  2. Para o trabalhador é garantir os seus direitos:
    Muitas empresas não enviam ao governo informações no tempo correto, e algumas nem enviam essas informações. Com o eSocial, será necessário o envio de todas as informações previstas na CLT no tempo correto. Por exemplo, terão que pagar as Férias 2 dias antes no início do gozo e informar ao governo, terão que informar afastamentos superiores a 3 dias, entre outros.
  3. E para o governo, é ter maior controle, fiscalização e arrecadação:
    Como o processo terá um melhor controle, ficará mais fácil de realizar a fiscalização das empresas. Com isso, o governo saberá quem está declarando e/ou pagando de forma errada, facilitando para ele atuar a cada ação errada.
Compartilhe este post nas redes sociais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *