TENHA SUCESSO NO PRIMEIRO EMPREGO

Setembro se aproxima e, com ele, a primeira experiência de trabalho da geração internet. Se você vai ingressar no mercado de trabalho, veja algumas dicas que podem te ajudar a começar com o pé direito ou iniciar uma Carreira Brilhante.

1. Não tenha medo de perguntar o que não se sabe

Sim, você terá dúvidas de como colocar em prática tudo o que se aprendeu nos últimos anos na sala de aula. Porém, numa empresa, há sempre coisas novas para aprender: é normal que não se perceba tudo. A maior arma são as perguntas: é importante perguntar tudo o que não se compreende, tentar perceber as habilidades de cada membro da equipe, elogiar e aprender com cada um.

2. Conheça os novos colegas

É importante aproveitar qualquer oportunidade para saber mais sobre os novos colegas, mesmo que não sejam da mesma equipe ou departamento. Aproveitar as pausas para café ou almoço para encontrar temas ou interesses comuns para uma boa conversa, e assim ganhar alguma confiança. Assim será mais fácil o convívio no dia a dia, especialmente quando houver problemas mais difíceis de resolver.

3. Seja Proativo

É normal que às vezes se tenha algum tempo livre. Caso isso aconteça, procure saber, junto dos colegas, como pode ajudar. Conheça melhor o tipo de tarefas que precisa fazer, é bom para mostrar a capacidade de se trabalhar em equipe. Também é uma boa oportunidade para sugerir melhorias de produtos ou processos, mostrando-se disponível para fazer o que seja necessário para a sua implementação.

4. Confie nas suas capacidades

Compartilhe seus conhecimentos e suas capacidades. Um bom exercício é perguntar aos colegas ou amigos sobre as suas melhores competências e características de personalidade e perceber quando pode utilizá-las em prol de melhores resultados. Uma das vantagens de ser a geração internet, por exemplo, é o fato de estar muito familiarizado com as tecnologias e ambientes digitais.

5. Conheça os seus próprios limites

Outra coisa importante no primeiro emprego é não querer fazer tudo de uma vez. Vestir a camisa não significa perder por completo a vida pessoal. Tente perceber como é mais produtivo seu trabalho, fazer pausas e ser razoável sempre que for preciso, decidir dar mais do seu tempo do que aquilo que é suposto.

A capacidade de aprendizagem é mesmo o mais relevante nesta fase da carreira de qualquer jovem. Um impacto positivo é muito importante para que você possa crescer e aprender o que quer, ou não para a sua carreira.

O mais importante no primeiro emprego é absorver tudo o que está acontecendo, por isso conta mais a vontade, a velocidade e a capacidade de aprender do que aquilo que já se sabe. BOA SORTE!

Compartilhe este post nas redes sociais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *